Enquanto Loja-Mãe da Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, herdamos os ideais e a tradição no ensino e prática maçônica de insignes Irmãos cearenses, precursores do movimento de fundação de Grandes Lojas Maçônicas pelo Brasil.

 

Entendemos o homem, fundamentalmente, como um construtor de si mesmo e do meio em que vive. 

Assim, continuamos a crer, que os sublimes princípios da Maçonaria Universal são essenciais ao sentido dessa construção moral e social, que tem sido empreendida ao longo do tempo pelos Maçons em todo o mundo. 

 

A maçonaria é uma confraria universal, cujos membros cultivam o aperfeiçoamento intelectual e moral, sob a mais irrestrita liberdade de consciência, independência e tolerância.

 

Dessa forma, temos buscado inspirar nossos membros a reconhecer os princípios de Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Democracia e Solidariedade como os alicerces para o desenvolvimento de suas ações nos mais variados aspectos da vida.

 

A Maçonaria não é uma organização secreta, contudo, cultiva a discrição acerca de suas práticas.

 

Seu verdadeiro segredo consiste de uma singular forma de aprendizado e revelação de ensinamentos, impossível de ser explicada com palavras, pois é algo muito particular, que fica gravado no íntimo de cada Maçom e que vai sendo enriquecido ao longo de sua vida.