Estandarte

Art. 12 – O Estandarte da Loja está definido em bases heráldicas, conforme a tradição e história da Loja, como se segue, e obedecendo às dimensões (75 cm de largura e 110 cm de altura) e forma determinados pela legislação pertinente da Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará. Fundo azul, com base nas cores da chamada Maçonaria Azul, ou Maçonaria Simbólica.

 

Na parte superior, onde se insere o bastão horizontal de sustentação e destacada por uma franja de fios dourados, fica a expressão abreviada À G∴ D∴ G∴ A∴ D∴ U∴ na cor branca. Ainda nessa parte superior, pendem das laterais extremas superiores, 02 (duas) borlas de fios dourados.

No corpo central destinado à caracterização heráldica da Loja, os seguintes símbolos:

À esquerda, uma Pedra Bruta e sobre esta, um Cinzel inclinado a 45º.

 

No centro, um Compasso que se superpõe a um Esquadro e entre estes a letra G.

À direita, uma Pedra Cúbica e sobre esta, um Malho, inclinado a 45º.

Abaixo dos Símbolos, a denominação da Loja em letra fonte Arial na cor branca:

AUG∴ RESP∴ BENF∴ ENEM∴ E CENTENÁRIA LOJA SIMB∴ PORANGABA Nº 2

Abaixo da denominação da Loja, dois ramos de Acácia na cor verde, unidos na parte inferior e abertos para cima, abrigam o ano de fundação da Loja: 1905, na cor branca.

 

Abaixo dos ramos de Acácia, o grafismo identificador exigido pela legislação da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará:

 

Oriente de Fortaleza

 

Fundada em 08/01/1905

 

Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará.

 

R∴ E∴ A∴ A∴ 

Completando a beleza do estandarte, outra franja dourada, idêntica à colocada na parte superior, é colocada na parte inferior do corpo do estandarte, com mais outras duas borlas idênticas, que caem nas laterais inferiores extremas.